Cervejas criadas com base nas escolas cervejeiras com toque da Alpendorf. 

Alemã

Americana

Belga

Brasileira

Britânica

Escola Alemã

A Alemanha além de um dos maiores produtores de cerveja do mundo tem uma escola cervejeira muito tradicional. A característica mais marcante nessa escola é o equilíbrio na utilização de cada ingrediente nas cervejas alemãs. Uma curiosidade é que a escolas cervejeiras alemã engloba outros países, como por exemplo: República Tcheca, Áustria e Polônia.

Uma das primeiras lembranças quando se fala de cerveja e Alemanha que vem a cabeça é a Reinheitsgebot (ou Lei da Pureza Alemã) que define quais ingredientes a cerveja deve ter para ser considerada cerveja (água, malte, lúpulo e levedura). Essa lei influenciou muito as cervejas produzidas na região sul da Alemanha, principalmente na Baviera, já nas outras regiões a lei não foi tão influente, como por exemplo, na cidade de Leipzig que tornou o estilo Gose famoso, o qual tem adição de coentro.

As cervejas da escola alemã em sua maioria são produzidas pelo tipo de fermentação lager, que deixa a cerveja mais leve e variam na sua coloração desde palha/ouro, passando pelo avermelhado, chegando até o preto.

O perfil sensorial é muito equilibrado entre malte e lúpulo e dependendo do estilo um dos ingredientes pode ser destacado. Os sabores e aromas mais comuns são os seguintes: cereal e casca de pão nas cervejas mais leves, nuts e leve tostado nas cervejas mais avermelhadas e frutas escuras, chocolate, caramelo e café nas cervejas mais escuras. Dentre os principais estilos estão os seguintes: German Pils, Leichtbier, Munich Helles, Bock, Schwarzbier, Dunkel, Czech Dark Lager. Aqui na Alpendorf alguns dos rótulos que já foram produzidos com inspiração na escola alemã são a German Pilsner, Bock, Black Lager, Märzen, Oktoberfestbier, Marguerita Gose, entre outros. Foi dessa tradição cervejeira misturada com a vontade de inovar dos cervejeiros da Alpendorf que nasceu nossa primeira cerveja premiada, a Margherita Gose, que une o sabor que uma Gose apresenta (ácido e levemente salgado) com os aromas e sabores do manjericão e tomate. Ela recebeu em 2021, no Concurso Brasileiro de Cerveja, medalha de OURO no estilo Gose Contemporânea.

Uma cerveja de trigo alemã ácida, altamente refrescante e leve. A Berliner Weisse apresenta um perfil de sabor leve de massa de pão que equilibra muito bem com a acidez do estilo. Em 1809 foi definida pelas tropas de Napoleão como “O champagne do norte”.

 

Características: 

leve e ácida.

 

EBC: 8

IBU: 6

ABV: 4%

PILSNER

Uma Pilsner suavemente mais amarga, de corpo leve e cor dourada. Cerveja de baixa fermentação, com ótima formação de espuma. Apresenta equilíbrio perfeito entre os aromas de malte e de lúpulo alemães. Uma Lager leve e deliciosa.

 

Características: refrescante e leve.

 

EBC: 10 

IBU: 17 

ABV: 5%

PILSNER

Já pensou numa cerveja bem aveludada, com aromas encorpados e ótima drinkability? Essa é a Black Lager! Perfis de maltes torrados, que compõem as escuras Porters e Stouts, porém com a leveza das Lagers. Com grande destaque na sua espuma cremosa.

 

Características: Escura e cremosa.

 

EBC: 75

IBU: 20

ABV: 6,4%

PILSNER

Cerveja elaborada em comemoração aos 200 anos da colonização de Nova Friburgo. Levemente amarga, tem coloração vermelha Seus aromas remetem a notas de frutas vermelhas cítricas, com nuances de caramelo e toffee. Dry Hopping feito com lúpulo Victoria Secret.

 

Características: leve e aromática

 

EBC: 56

IBU: 17

ABV: 5,3%

PILSNER

Cerveja de trigo altamente carbonatada, suavemente condimentada e ácida, com um caráter restrito de sal e baixo amargor. Muito refrescante, com sabores vivos de manjericão, sal rosa e um toque de tomate. “Un vero sapore d´Italia!”

 

 

Características: ácida e aromática.

 

EBC: 8

IBU: 10

ABV: 4.2%

WEIZEN

Escola Americana

Foi nos Estados Unidos que aconteceu a Revolução do movimento Craft Beer nos anos 1990, onde houve uma grande diversificação dos estilos cervejeiros produzidos, que então se espalhou para o mundo. A escola americana de cervejas faz algumas releituras de estilos de outras escolas de maneira criativa e de alguma forma exagerada. Utilizando insumos do próprio país, que dão o toque regional e único as cervejas, os americanos se tornaram sinônimo de inovação em estilos cervejeiros, principalmente quando falamos das IPAs. A extensão territorial da escola americana torna-a uma escola muito diversa em sabores, desde cervejas leves e claras, passando pelas âmbar/avermelhadas/pretas que o malte é o principal ingrediente até mais as lupuladas, refrescantes e aromáticas. Alguns estilos famosos dessa escola são a American Lager, American Pale Ale (APA), American Sour, American Porter e, claro, IPAs e suas diversas variações, como: American IPA, Red IPA, Juicy ou Hazy IPA, Brut IPA. Aqui na nossa cozinha cervejeira já produzimos algumas receitas inspiradas na escola americana, como a American Wheat IPA, Kentucky Common, New England IPA, Double American Porter, Red Rye IPA, Black APA, Brut IPA, entre outras.

Da inspiração desse escola com o toque dos cervejeiros da Alpendorf, nasceu nossa segunda cerveja premiada. A kentucky Common recebeu em 2022, no Concurso Brasileiro de Cervejas, a medalha de PRATA no estilo Kentucky Common Beer.

P.S: Não conta pra ninguém, mas como não houve medalha de ouro nesse ano, ela então foi a melhor do Brasil. 

 

 

Cerveja de cor laranja-âmbar, sabor suave mas com um maltado interessante e pronunciado e final seco. Aroma e sabor que remetem a biscoito, com leve toffee. Um estilo americano praticamente extinto durante a Lei Seca Americana e hoje revitalizado pela Alpendorf.

 

Característica:

Suave e tostada

 

EBC: 19

IBU: 22

ABV: 5.2%

PINT

Uma IPA de coloração âmbar que utiliza malte de trigo em sua composição, conferindo maior cremosidade a cerveja. O Dry Hopping de Citra acrescenta aromas que remetem a notas de capim limão e traços frutados tropicais. Lupulada na medida certa e amargor de média persistência.

 

Características:

Amarga e frutada 

 

EBC: 13

IBU: 60

ABV: 6,6% 

IPA GLASS

 

 

Produzida com centeio, A Red Rye IPA tem muito corpo e sabor suavemente picante. Os maltes especiais conferem a coloração vermelha a cerveja e sabor suave de caramelo. Uma IPA com lúpulos americano e alemão que dão aromas cítricos tropicais e levemente apimentado.

 

Características:

Amarga e licorosa

 

EBC: 35

IBU: 70

ABV: 6.6%

IPA GLASS

BLACK APA

 

 

Com as características marcantes de uma American Pale Ale e seus aromas frutados e cítricos, a Black APA traz um algo a mais com seu aroma e sabor torrado e coloração escura. Uma combinação perfeita entre maltes torrados e lúpulos americanos.

 

 

Características:

Amarga e escura

 

EBC: 80

IBU: 30

ABV: 5,5%

PINT

 

 

Uma variação do estilo IPA que nasceu na região da Nova Inglaterra, nos Estado Unidos. O estilo lembra a sensação de beber um suco de fruta madura, levemente adocicado que remete a aromas e sabores de maracujá e manga, com um amargor ao final do gole. Já a cor é amarela e bem turva.

 

Características:

Amarga e turva

 

EBC: 14

IBU: 40

ABV: 5%

IPA GLASS

Escola BELGA

A escola Belga é conhecida pela sua criatividade, onde apesar de existirem estilos muito bem estabelecidos por lá, os cervejeiros têm carta branca para criar e adicionar o que quiserem. Muitos chamam a Bélgica de paraíso cervejeiro, tanto pela variedade de estilos e sabores quanto pelo número de cervejarias que um país tão pequeno tem. O desenvolvimento cervejeiro no mundo tem muito a agradecer aos belgas, pois numa época que grande parte da população mundial era analfabeta, os monges que fabricavam cerveja dentro dos monastérios faziam anotações sobre suas receitas, processos e equipamentos e isso possibilitou o desenvolvimento e avanço tecnológico no mundo das cervejarias. A partir disso, surgiu uma grande aura em torno das cervejas produzidas em mosteiros, que são chamadas de trapistas e em sua maioria são dos estilos Single Trapist, Dubbel, Tripel e Quadrupel. No universo das cervejas belgas, os atores principais são o malte e a levedura. Esta última com papel destacado, pois ela que produz os estéres e fenóis que atribuem aromas e sabores tanto adocicados (tutti frutti, banana, etc) quanto condimentados (cravo, noz moscada, etc). Estilos consagrados dessa tradição cervejeira são a Witbier, Blonde, Saison, Dubbel, Tripel, Quadrupel, Golden Strong Ale, Dark Strong Ale. Uma outra vertente da rica escola belga são as cervejas ácidas, que apresentam um complexo caráter de acidez que pode remeter ao acético, balsâmico devido a fermentação controlada feita por microrganismos selvagens, por vezes com adição de frutas. Alguns exemplos são as Lambics, Gueuze, etc. Alguns rótulos que já produzimos que se enquadram dentro da escola cervejeiras belga são a Tripel (nossa cerveja comemorativa dos 2 anos), Witbier, Dubbel e Belgian IPA com cardamomo.

Receita elaborada para os dois anos (2 Jahre) da Alpendorf. Inspirada nas melhores trappistas belgas, nossa Tripel tem aroma frutado da levedura belga e notas doces, frutadas e levemente picante no sabor, com amargor consistente e seco. Uma cerveja forte, muito aromática e com ótimo drinkability, convidando para o próximo gole.

 

Características:

Frutada e intensa

 

EBC: 19

IBU: 34

ABV: 8.5%

TAÇA BELGA

Escola Brasileira

A cultura da cerveja artesanal é relativamente recente no Brasil e, por isso, não há uma escola formada ainda. Mas estamos no caminho certo, com o início do plantio do lúpulo no Brasil, fabricação de maltes nacionais e desenvolvimento de leveduras locais. Além Disso, o primeiro estilo de cerveja brasileiro foi incluso no guia internacional de estilos cervejeiros, esse estilo se chama Catharina Sour, e se caracteriza por ser uma cerveja ácida e leve com adição de frutas tropicais brasileiras, mas não restrito a frutas somente. Nossas versões estabelecidas são a Catarina Mãe e Catarina Pai que tem adição de amora e morango, respetivamente, mas no nosso Biergarten sempre fazemos experiências com frutas locais e exóticas. Assim como na escola americana, algumas cervejas brasileiras se inspiram em estilos de outras lugares e usam a criatividade e insumos locais para se destacar e começarem a criar a nossa própria tradição cervejeira. Nesse sentido, algumas cervejas que produzimos aqui em nossa fábrica seguem esse ideal, alguns exemplos são a Friburgo IPA, que é produzida com lúpulos frescos plantados aqui em Nova Friburgo e região e a Fraise Lager, uma cerveja que tem muita adição de morangos friburguenses, vizinhos a nossa fábrica.

Primeiro estilo brasileiro, a Catharina Sou é uma cerveja altamente refrescante, ácida e com adições de frutas tropicais. Aproveitamos o nome para homenagear as nossas montanhas Catarinas.

Assim como toda mãe, a amora é delicada, marcante, forte e alegre.

 

 

Características:

Ácida e frutada.

 

EBC: 8

IBU: 6

ABV: 4% 

TULIPA

Primeiro estilo brasileiro, a Catharina Sour é uma cerveja altamente refrescante, ácida e com adições de frutas tropicais. 
Aproveitamos o nome para homenagear as nossas montanhas Catarinas. Assim como todo pai, o morango é símbolo de ternura e beleza do amor de um pai por um filho.

 

Características:

Ácida e frutada.

 

EBC: 8

IBU: 6

ABV: 4% 

TULIPA

 

 

Uma IPA experimental fabricada somente com lúpulos cultivados em Nova Friburgo. Sabor e aromas suavemente adocicados devido à base de maltes que equilibra muito bem com amargor seco e aromas dos lúpulos recém colhidos. Cada lote é uma nova experiência, pois os lúpulos variam de acordo com a safra. Lupulada na medida certa!!

 

Caraterísticas:

Amarga e seca.

 

EBC: 25

IBU: 21

ABV: 4,8%

IPA GLASS

 

 

Cerveja Leve de morango.
Um dos principais atrativos da região serrana e paixão de muitos, o morango (fraise – morango em Francês) é o ator principal dessa cerveja. De coloração vermelha e com sabor dos melhores morangos recém colhidos, diretamente da produção em Nova Friburgo.

 

 

Características:

Frutada e leve.

 

EBC: 25

IBU: 21

ABV: 4,8%

PILSNER

Escola BRITÂNICA

A escola cervejeira britânica é uma das mais antigas do mundo e é marcada pela predominância das cervejas da família das Ales. Essa escola é conhecida por produzir cervejas de cores mais acobreada até as cervejas pretas e as características mais marcantes são o sabor mais amargo, a baixa carbonatação e o paladar mais seco da cerveja britânicas. Os estilos ingleses mais famosos são as Bitters, Pale Ales, Porters e Stouts. Um braço da escola britânica são as ales que surgiram na Escócia (Scotch Ales) que tem coloração que puxam mais para o âmbar chegando ao vermelho e tem como característica sensorial predominante o sabor do malte (lembrando sabores adocicados) que remetem a biscoito, caramelo e toffee. Na Alpendorf já produzimos alguns rótulos inspirados na escola cervejeira britânica, como por exemplo: Best Bitter, Irish Red Ale, English IPA, Russian Imperial Stout, Sweet Stout e Dry Stout.

Criada em nosso curso para cervejeiros caseiros, a Best bitter é uma tradicional ale inglesa com moderado amargor que é balanceado com leve sabor maltado que remete a mel. Uma cerveja de cor acobreada, seca e com ótimo drinkability!

 

Características:

Seca e amarga

 

EBC: 20

IBU: 30

ABV: 4,7% 

PINT

Uma cerveja criada especialmente para a Czarina Catarina II da Rússia e sua corte. A RIS é uma cerveja de aparência escura, alcoólica e com aromas e sabores característicos de maltes tostados, de chocolate amargo, café acentuado e frutas secas.

 

Características:

Escura e intensa.

 

EBC: 143

IBU: 40

ABV: 11% 

PINT

Assim como a Inglaterra durante a expansão marítima, nossa British Golden Ale foi buscar riquezas no novo mundo. Uma cerveja tipicamente inglesa com lúpulos australiano e norte americano. Dry Hopping reforça o caráter cítrico do seu aroma.

 

Características:

Leve e cítrica.

 

EBC: 13

IBU: 25

ABV: 4.8% 

PILSNER

De cor avermelhada e cristalina, a Irish Red Ale possui aroma com notas tostadas e caramelizadas, bem como nuances herbais. Apresenta dulçor inicial de caramelo e toffee, com um final seco tostado. 

 

 

Características:

Adocicada e vermelha.

 

EBC: 35

IBU: 22

ABV: 5.8%

PINT

SEJA BEM VINDO À ALPENDORF

Você tem mais de 18 anos?